Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Shantala

A Shantala é uma massagem típica e apropriada para os bebês, tonifica músculos e articulações, ativa a circulação sanguínea e atua como um método preventivo de cólicas, insônia e falta de apetite, além de estimular a coordenação motora. Acredita-se, inclusive, que bebês que recebem as massagens tornam-se adultos mais equilibrados.
O toque é um dos meios mais poderosos para a comunicação humana com enriquecimento do relacionamento entre pais e filhos. O contato entre a mãe e o filho tem importância vital para o relacionamento, pois possibilita o fortalecimento e o vínculo, contribuindo para o desenvolvimento físico e emocional do bebê. Quando o bebê é tocado, acariciado e massageado tem maiores possibilidades de crescer alegre, independente e carinhoso.
Durante os primeiro meses de vida, os bebês se “recuperam” de sua posição fetal e para isso “esticam” os músculos, abrem as articulações e coordenam movimentos. A massagem é especialmente adequada para esses meses de formação, já que ela proporciona um força de coesão que ajuda a coordenação muscular e prepara o bebê para executar atividades e habilidades físicas.
A técnica:
Tanto a mãe quanto o bebê devem estar em posições confortáveis e antes de começar, se for possível, deixe por perto um óleo adequado. A massagem é realizada com óleo de amêndoas ou camomila, de efeito tranqüilizante e relaxante. O ambiente deve ser pré-aquecido no inverno ou realizado ao sol nas manhã de verão,  de preferência no colo do cuidador. É realizada em ritmo lento do começo ao fim, usando manipulações como: deslizamento, forma de bracelete e rosca, movimento de vai e vem.
Após a massagem aplicam-se exercícios de alongamento de braços e pernas, no sentido de liberar as tensões da caixa torácica e da coluna vertebral e propiciando assim um relaxamento das articulações.

A massagem traz um prazer mútuo; por isso, tente não se distrair e mantenha a atenção sobre suas mãos. Se massagear o bebê for uma atividade prazerosa para mãe, com toda certeza, também será para seu pequenino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário