A massoterapia é uma forma antiga de cura e restauração da saúde, tendo origem em diversas civilizações antigas. Existem diversos tipos de massagem terapêuticas, tanto ocidentais quanto orientais.
A massoterapia utiliza diversos tipos de massagens para atingir a melhora dos problemas do paciente. Pode ser útil contra os estados de estresse, como complemento da prática esportiva, auxiliando em tratamentos estéticos e beneficiando de maneira geral o funcionamento do organismo.
Ao aplicar força ou vibração sobre tecidos do corpo, a massagem terapêutica promove a estimulação da circulação de sangue e linfa e a oxigenação dos tecidos. Ao melhorar esse funcionamento orgânico e provocar um estado de relaxamento, a massagem terapêutica contribui para a recuperação da saúde e da vitalidade do paciente.
A escolha da massagem vai depender do tipo de problema a ser sanado e outras características do paciente. Também é importante lembrar que nem todo tipo de massagem esta disponível em todos os lugares.
Segundo o conselho regional de fisioterapia e terapia ocupacional Crefito-SP, solicita a todos que denunciem a prática indevida da massoterapia e da drenagem linfática. As técnicas são ato privativo do fisioterapeuta, de acordo com a Resolução Coffito n. 08/1978 e a Resolução Crefito-3 n. 27/2007. Mais de 1.300 estabelecimentos que ofereciam essas técnicas sem profissionais habilitados já foram notificados pelo Conselho. Além disso, o Conselho comunicou o Ministério Público, a Anvisa e a Vigilância Sanitária dos riscos que a população corre ao se submeter ao tratamento realizado por pessoas não habilitadas.
Os riscos incluem aumento da pressão arterial, ou mesmo o deslocamento de trombos na circulação podendo causar uma embolia pulmonar, um infarto ou mesmo um AVC. Fique atento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário