Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

Nos dias de hoje, o Natal é mais uma data comercial que qualquer outra coisa, as pessoas ficam desesperadas para comprar presentes, roupas, sapatos, comidas e tudo mais, ficam estressadas e na verdade acabam se esquecendo que esse é um dia de paz, tranquilidade, confraternização e fé! Se você ainda acredita no verdadeiro espírito do Natal, deixe com que ele tome conta do seu ser e traga consigo todo seu esplendor! Que o Menino Deus proteja a todos neste dia e em todos os outros dias do ano. Seja Feliz. É isso que a vida espera de você 



Feliz Natal e um 2012 cheio de realizações, saúde, paz! É o que o Consultório de Fisioterapia - Fisiolice, deseja a todos seus amigos, clientes e familiares.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

RSE e seus Desafios, por Dr.Gontran de C. Neto

Texto fantástico

Escrever com o objetivo de traduzir pensamentos nem sempre torna-se uma tarefa fácil. Escrever procurando traduzir observações de sete anos de trabalho é sinônimo de ousadia e loucura. E tentar traduzir de forma escrita observações de sete anos de trabalho em Reequilíbrio Somato Emocional é total insanidade. Portanto, me perdoem esta minha tentativa transloucada. Mas, como já dizia o poeta: “de perto ninguém é normal”. Com Reequilíbrio SomatoEmocional aprendi que de longe também não.

Verifico, com a experiência clínica, que, apesar da crescente globalização, da facilidade de acesso à informação dos mais distantes locais do planeta, de uma demanda cada vez mais exigente, o ser humano continua avesso às mudanças. Das mais simples até as mais complexas formas de pensamento e comportamento.

Observo, em meus pacientes, que 95% deles não desejam realizar mudança alguma em suas vidas. Ou melhor, buscam sim uma mudança. No “outro”. O“outro” sempre é o responsável por seus tormentos, dificuldades, conflitos. E claro, pensando desta forma, a solução para seus problemas está também no “outro”, o “outro-terapeuta”. Estas pessoas buscam o resultado do lado de fora,na “pílula-azul-milagrosa” que a Medicina oferece. Aliás, é por conta disso que a Medicina continua inabalável em nossa cultura. Ela oferece o que delaesperam. Em outro prisma, surge a Psicologia. A figura do psicólogo aparece como aquele que ouve os problemas, orientando, direcionando e os solucionando. Total transferência, contestada, mas aceita, se é que me entendem. Reequilíbrio Somato Emocional não oferece nada disto. Oferece sim, a oportunidade do ser humano se redescobrir, se tocar e se deixar tocar, entrar em contato consigo mesmo, de se investigar, se reencontrar e, a partir daí, por si só, realizar ou não as mudanças necessárias à sua vida, tendo total responsabilidade sobre seus atos e seu contexto, com livre e absoluta escolha.


Desta forma, pode-se concluir a dificuldade que encontram os 5% dos pacientes que desejam realizar mudanças em suas vidas. Muitas vezes esses pacientes conseguem atingir um nível mais elevado de consciência através do tratamento e vislumbram uma necessidade de mudança, porém falta-lhes, ainda, a coragem necessária. Para eles, é como se o “céu” estivesse inatingível naquele momento, apesar de ser este o objetivo. E o “inferno”, situação anterior devida, não lhes servisse mais. Ficam a espera no limbo de suas consciências, até que este incômodo os façam dar o próximo passo. Ou não...

Costumo fazer uma analogia para explicitar esta dificuldade de mudança. Imaginemos uma mudança de domicílio. Para realizá-la é preciso promover uma desordem dos utensílios da casa para os alocar em recipientes ou caixas para o seu transporte. Neste momento costuma-se encontrar objetos muitas vezes há muito tempo não manuseados, de difícil acesso, ou ainda que não se imaginava mais existir. Invariavelmente ocorrem questionamentos do porque de se guardar estes objetos por tanto tempo e alguns optam por não transportá-los para a nova residência. Outros, resolvem, por apego ou vínculos emocionais, continuar os mantendo consigo, mesmo que não sendo mais utilizados. Tudo encaixotado, o transporte é realizado para a nova casa. Quando as caixas são depositadas, quase sempre sem nenhuma ordem e organização dentro do novo domicílio, a pessoa depara-se com um cenário de “caos”. O desespero quase sempre é a emoção encontrada. Como arrumar toda essa bagunça? Será que consigo algum dia? Por que resolvi me mudar? São as perguntas mais freqüentes nesta hora. É preciso, neste momento, tranqüilidade, maturidade e coragem para, com tempo, sem pressa ou cobranças, ir arrumando os objetos em seus devidos lugares, fazendo novamente escolhas sobre o que serve ou não, colocando a casa ordenada, em harmonia, de acordo com as necessidades de quem ali mora.
Em nossas vidas é exatamente assim que ocorre. Nossa casa maior é nosso corpo, nossa alma. Os “objetos”, são nossos pensamentos, nossos padrões de pensamento, nossas emoções, gravadas à ferro e à fogo em nossas células. Pois tomando consciência destes “objetos” que carregamos, podemos fazer escolhas sobre o que manter ou não. Sem dúvida é um processo doloroso, se forma o “caos” interno, porém não menos estruturante. Na hora em que o paciente sente desespero, em que surgem dúvidas e conflitos, se faz necessária a figura do terapeuta. Este é um dos maiores desafios, o de estimular a coragem no paciente, dando-lhe confiança num momento tão delicado, em que a lagarta pode se transformar em borboleta, conscientizando-o do processo, lembrando sempre,que as escolhas serão sempre as dele, sem interferências. Não serão boas, nem más, serão as que ele, paciente, teve a condição de tomar.

Este não é o resumo dos anos de trabalho que possuo em ReequilíbrioSomato Emocional. Mas considero a exposição do que considero a cerne do desafio maior que é o de promover mudanças em seres humanos os quais atendo. Estimular a “alquimia terapêutica”. 


Fonte: Dr.Gontran de C. Neto

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hoje é apenas 1º de abril para todos nós fisioterapeutas.

O dia amanhece com boas novas, quatro mil e seiscentos reais é o novo piso para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, detalhe por 30horas semanais, estamos felizes, isso é motivo para comemorar desde que nos informássemos quem vai pagar a conta. É o Brasil e seus dilemas sonhos e desilusões, mas temos que comemorar pelo menos por ter alguém se lembrando de todos nós em algum lugar. Vejam nos serviços públicos não temos concursos há tempos, na rede privada a grande maioria das clínicas são credenciadas por planos de saúde que pagam uma miséria pelo serviço de fisioterapia que tenho ate vergonha de publicar, e ai? A cada dia acredito que minha ignorância salta a minha frente e toma maior espaço, primeiro nossos deputados abriram as torneiras e permitiu uma enxurrada de novas faculdades de fisioterapia sem planejamento, estudo de mercado. Segundo não pensaram em políticas publicas de reabilitação é só verificarmos Fortaleza, aonde fazer fisioterapia pelo SUS? E já estamos na luta pela assistência básica. Terceiro permitiram aos planos de saúde todo o poder e esses massacram os profissionais que prestam serviços a eles. Tenho até um caso a contar, outro dia fui procurado por um desses planos para credenciar meu serviço, me mandaram uma proposta, eu aceitava cobrar mais barato que a tabela defasada e que nem sei mais chamar o nome e eles me credenciavam, então fiz uma contraproposta e eles acharam um absurdo eu recusar, falaram: você sabe quantos querem receber essa proposta? NÃO, NÃO QUERO SABER. Posso dizer a todos que não quero saber mesmo, aprendi com uma das maiores cantoras de nossa MPB a Rita Lee que quando alguém te oferecer droga, diga: Não, Obrigado. Afinal educação vem de berço. Mais voltando à novidade de hoje, os fisioterapeutas vão ganhar R$ 4 600,00 reais por 30Hs semanais, quem vai mesmo pagar a conta? Pensei que já estávamos em outubro, mês de comemorar o dia dos fisioterapeuta, engano meu, hoje é apenas mais um primeiro de abril para todos nós fisioterapeutas.
“ Seja qual for a classe social, na privação ou na prosperidade, na miséria ou na opulência, o hipócrita estará sempre disposto a adular os poderosos e a enganar os humildes, usando a mentira para ambos”. José Ingenieros.
                                                                                                     Fonte: Blog Fisioterapia & Saúde

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Reforma
















Venha nos fazer uma visita, estamos preparados para atendê-lo do melhor jeito! 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Slow Wake up (Despertar lentamente)

Pessoal deem uma olhada nesse post do Instituto Barreiros:


O Instituto Barreiros desenvolveu esta idéia baseando-se na neurofisiologia e na cronobiologia.

Em busca de uma melhor qualidade de vida surge o Slow Wake up. Baseado em estudos neuroquímicos através do método de Reequilíbrio Somato Emocional (RSE), consiste em começar o dia com atenção para não se deixar levar pelo ritmo caótico da vida moderna.
Abandonando a idéia de que dormir até o último momento possível antes de sair para o trabalho lhe dará um dia melhor, programar o despertador para o último segundo faz com que você tenha que levantar-se rápido de mais ¨no susto” o que não é nada agradável e pior  nada saudável. O praticante de slow Wake up programa seu despertador para um pouco mais cedo, assim quando acordar ainda terá tempo de sobra antes de levantar-se da cama e aos poucos vai se despertando vagarosamente com uma gostosa auto massagem  por todas as partes do corpo, sentindo bem aquele preguiçoso despertar , sentido o conforto da cama e prorrogando prazerosos bocejos e espreguiçadas, até que o corpo se sinta disposto a levantar. Feito isso, o praticante pode ir calmamente ao banho e depois a um saboroso café da manhã.
As pessoas que aderirem ao slow wake up podem ainda associar:
Dormir um pouco mais cedo;
Despertar com uma agradável música;
Receber uma confortável massagem do cônjuge ou pessoa que dorme ao lado;
Participar do slow food ( a mesma idéia aplicada aos horários de alimentação).
E para aquelas pessoas que acham difícil acreditar que esta simples mudança de hábito pode fazer uma grande diferença, aqui temos um pouco da ação fisiológica: o cortisol, produzido no fim da madrugada para o despertar também é o responsavel pelo estresse e tem sua produção exacerbada quando o indivíduo acorda ‘no susto” promovendo aumento da tensão muscular, irritabilidade e ansiedade; ao despertar devagar e com prazer, produzimos dopamina e endorfina que promovem o processo inverso, alegria, prazer e relaxamento.
Qual a dosagem do Slow wake up? Deve ser diariamente !
Para se ter uma melhor qualidade de vida, é necessario ter dias melhores e para se ter dias melhores o primeiro passo é começar bem o dia.
Descubra o prazer que está ao seu alcance e não custa nada. Você não vai mais querer abrir mão desse novo hábito.
Imagine na sua cidade um dia normal de trabalho, porém todas as pessoas que encontra estão bem humoradas, felizes e relaxadas.
Experimente !
E espalhe esta técnicas para o maior número de pessoas possível.Para saber mais acesse: www.institutobarreiros.com.br

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

RSE - Reequilíbrio Somatoemocional

Olá Pessoal! Neste final de semana, finalizei mais um módulo do curso de RSE - Reequilíbrio Somato Emocional, e é claro como sempre, me surpreendi e me fascinei ainda mais. Já havia experimentado essa maravilhosa experiência como paciente, mas agora estou apta para poder passar adiante este conhecimento, trazendo maior qualidade de vida e felicidade para os meus pacientes. 
Vou tentar explicar de um jeito bem simples, para que todos possam entender o que acontece com o nosso corpo no processo de somatização. Pra começar, você sabia que somato é a mesma coisa que corpo? Pois é! Por isso nos dias de hoje ouvimos falar tanto dos problemas somáticos ou psicossomáticos. 


Bem, vamos lá. Tudo que vivemos no nosso dia a dia, antes de ser guardado em nossa "mente", entra em contato com nosso corpo, ou seja, ouvimos, vemos, degustamos e sentimos o cheiro e então isso é organizado de alguma forma dentro de nós, nem sempre muito boa. Por exemplo, quando sentimos um determinado cheiro,  lembramos de uma determinada época de nossas vidas ou pessoa.
O tratamento de somato é um método terapêutico para a eliminação de tensões de qualquer natureza, seja física ou psíquica, sofrimentos e inibições. Com esse método é possível eliminar dores crônicas, ansiedade, estresse, acompanhados ou não de emoções perturbadoras, tais como: angustias, medos e culpas, alem de alterações do deficit de consciência corporal.
A quantidade e frequência de sessões varia de acordo com cada paciente, o tratamento é feito através de toques e estimulação dos órgãos dos sentidos até que o corpo possa emergir suas tensões como já foi colocado no paragrafo acima. 
Tudo isso que ocorre em nosso corpo, nada mais é que os nossos queridos neurotransmissores fazendo direitinhos suas funções e nos trazendo o bem estar, a felicidade que a vida espera de cada um de nós! Desfrute você também desta maravilha que a neurociência nos trás!       

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aniversário

Olá Queridos, hoje é um dia muito especial. A Fisiolice completa seu Segundo ano de existência. Muito Obrigada a todos meus queridos pacientes, por quem me dedico a cada dia! E vamos em frente!
Um abraço enorme a todos!


sexta-feira, 13 de maio de 2011

REEQUILIBRIO SOMATOEMOCIONAL


O reequilíbrio somatoemocional (SER) é um método terapêutico baseado em neurofisiologia e nas últimas descobertas da neurociência. O RSE possui a capacidade de tratar alterações e distúrbios sensorio-perceptivos bem como perda da consciência corporal do paciente.

O número de alterações e distúrbios que podem ser tratados por R.S.E. é extenso, mas para citar apenas alguns podemos salientar: a depressão, fibromialgia, as dores crônicas, as alterações da imagem corporal que ocorrem em pacientes com bulimia, anorexia e pós-cirurgias de redução de medidas e estômago, além obviamente de pacientes com ansiedade crônica e estresse. Como o tratamento atua sobre as vias sensoriais os atletas também podem ser beneficiados para melhorar a sua performance.

O tratamento é corporal e o profissional ainda dispõe de inúmeras técnicas terapêuticas para junto com o paciente contextualizar suas dificuldades e as repercussões destas em sua própria vida.

Os fisioterapeutas são os profissionais com mais conhecimento biomecânico e atuam sobre o corpo (somato), sobre todas as vias neuronais disponíveis e para atuar com R.S.E. é necessário um conhecimento muito específico em áreas do sistema nervoso de maneira mais funcional.

Esse método tão inovador foi desenvolvido pelo fisioterapeuta dr. Carlos Alberto Barreiros.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vamos nos alongar um pouquinho!

Que tal aproveitarmos essa bela tarde de sexta feira e praticarmos um pouco de higiene de vida!
Vamos nos alongar um pouquinho:
Bom final de semana a todos

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Rinite alérgica, atchin!!!



Nos tempos de baixa umidade principalmente, todos estão de nariz vermelho e escorrendo, o que nos faz lembrar, da tão indesejável rinite alérgica.


A rinite é uma inflamação na mucosa nasal, causada por diversos fatores como, a poeira, o pólen das plantas, os ácaros, pêlos de animais, o cigarro ou qualquer outro tipo de poluição. Essa inflamação gera uma produção aumentada de muco, por esse motivo, que nossos narizes escorrem tanto! Mas se fosse só isso, ainda estava bom! Temos também associada a essa doença, a congestão nasal, os espirros, as coceiras nos olhos, nariz e ouvido e em algumas vezes ela ainda vem acompanhada de febre. A rinite alérgica também pode estar associada de sinusite, que é uma inflamação, nos chamados seios da face, gerando também fortes dores na região anterior da cabeça.
O profissional mais indicado para tratar a rinite é o médico otorrinolaringologista, que deve avaliar o grau de alergia do paciente e receitar a terapia medicamentosa mais eficaz para cada um. Hoje também existem tratamentos a base de vacinas, para tornar o corpo mais resistente à esses processos alérgicos. Converse com seu médico.
È importante ressaltar, que bichos de pelúcia, tapetes, cortinas, plantas e até animais podem ser um problema para portadores de rinite alérgica. Mas fica uma dica, ao invés de deixar tudo isso de lado, procure um médico para se tratar e tente se tornar mais resistente à doença, pois hoje em dia, em tudo há poluição ou alguma coisa que acabe gerando as crises alérgicas.

Foto de um ácaro 

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Convênio

Quero comunicar todos os funcionários e servidores públicos assoaciados ao sindicato de Várzea Paulista que a partir de hoje têm 20% de desconto em serviços do consutório!

Aproveitem

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Massoterapia

A massoterapia é uma forma antiga de cura e restauração da saúde, tendo origem em diversas civilizações antigas. Existem diversos tipos de massagem terapêuticas, tanto ocidentais quanto orientais.
A massoterapia utiliza diversos tipos de massagens para atingir a melhora dos problemas do paciente. Pode ser útil contra os estados de estresse, como complemento da prática esportiva, auxiliando em tratamentos estéticos e beneficiando de maneira geral o funcionamento do organismo.

Ao aplicar força ou vibração sobre tecidos do corpo, a massagem terapêutica promove a estimulação da circulação de sangue e linfa e a oxigenação dos tecidos. Ao melhorar esse funcionamento orgânico e provocar um estado de relaxamento, a massagem terapêutica contribui para a recuperação da saúde e da vitalidade do paciente.
 A escolha da massagem vai depender do tipo de problema a ser sanado e outras características do paciente. Também é importante lembrar que nem todo tipo de massagem esta disponível em todos os lugares.
Segundo o conselho regional de fisioterapia e terapia ocupacional  Crefito-SP, solicita a todos que denunciem a prática indevida da massoterapia e da drenagem linfática. As técnicas são ato privativo do fisioterapeuta, de acordo com a Resolução Coffito n. 08/1978 e a Resolução Crefito-3 n. 27/2007. Mais de 1.300 estabelecimentos que ofereciam essas técnicas sem profissionais habilitados já foram notificados pelo Conselho. Além disso, o Conselho comunicou o Ministério Público, a Anvisa e a Vigilância Sanitária dos riscos que a população corre ao se submeter ao tratamento realizado por pessoas não habilitadas.
Os riscos incluem aumento da pressão arterial, ou mesmo o deslocamento de trombos na circulação podendo causar uma embolia pulmonar, um infarto ou mesmo um AVC. Fique atento!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

RPG/RPM

Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular



O RPG é uma técnica de terapia manual por cadeias musculares. Essas cadeias são definidas como sendo um conjunto de músculos de uma mesma direção e sentido, que funcionam como se fossem um só.
Esse termo, cadeias musculares foi descrito em 1947, por uma fisioterapeuta francesa,  Françoise Mezière. Com o passar dos anos outros profissionais foram refinando a técnica até chegaram a conclusão que há uma grande inter-relação entre ossos, músculos e todo o aspecto psíquico-comportamental do paciente, ou seja, o cada pessoa se estrutura sobre sua história de vida, isso quer dizer: “ O corpo tem suas razões” – Therèsé Bertherau.
O RPG/RPM é baseado no paradoxo da globalidade e foi descrito pelos fisioterapeutas brasileiros Carlos Barreiros e Alexandre Victoni, a globalidade trata não só a “última dor”, mas busca sua lesão primária, ou seja, o que a desencadeou. Então, casos agudos e crônicos, alterações de postura e casos pré e pós-operatórios também podem ser cuidados com essa técnica.
No tratamento em si, é realizado primeiramente uma minuciosa avaliação para que se possa verificar qual a morfotipologia do paciente e assim traçar uma conduta adequada para cada indivíduo. A cada sessão é realizada técnicas de liberação da respiração, liberação das vísceras internas, preparação das fáscias musculares e então a tomada da postura onde o paciente se mantém de 20 a 30 minutos
Os resultados são rápidos e a terapia é muito eficaz.  

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Shantala

A Shantala é uma massagem típica e apropriada para os bebês, tonifica músculos e articulações, ativa a circulação sanguínea e atua como um método preventivo de cólicas, insônia e falta de apetite, além de estimular a coordenação motora. Acredita-se, inclusive, que bebês que recebem as massagens tornam-se adultos mais equilibrados.
O toque é um dos meios mais poderosos para a comunicação humana com enriquecimento do relacionamento entre pais e filhos. O contato entre a mãe e o filho tem importância vital para o relacionamento, pois possibilita o fortalecimento e o vínculo, contribuindo para o desenvolvimento físico e emocional do bebê. Quando o bebê é tocado, acariciado e massageado tem maiores possibilidades de crescer alegre, independente e carinhoso.
Durante os primeiro meses de vida, os bebês se “recuperam” de sua posição fetal e para isso “esticam” os músculos, abrem as articulações e coordenam movimentos. A massagem é especialmente adequada para esses meses de formação, já que ela proporciona um força de coesão que ajuda a coordenação muscular e prepara o bebê para executar atividades e habilidades físicas.
A técnica:
Tanto a mãe quanto o bebê devem estar em posições confortáveis e antes de começar, se for possível, deixe por perto um óleo adequado. A massagem é realizada com óleo de amêndoas ou camomila, de efeito tranqüilizante e relaxante. O ambiente deve ser pré-aquecido no inverno ou realizado ao sol nas manhã de verão,  de preferência no colo do cuidador. É realizada em ritmo lento do começo ao fim, usando manipulações como: deslizamento, forma de bracelete e rosca, movimento de vai e vem.
Após a massagem aplicam-se exercícios de alongamento de braços e pernas, no sentido de liberar as tensões da caixa torácica e da coluna vertebral e propiciando assim um relaxamento das articulações.

A massagem traz um prazer mútuo; por isso, tente não se distrair e mantenha a atenção sobre suas mãos. Se massagear o bebê for uma atividade prazerosa para mãe, com toda certeza, também será para seu pequenino.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Menopausa

A menopausa, ao contrário do que muitas mulheres pensam, não é o nome de um período, e sim o nome dado à ultima menstruação.
Essa fase, na verdade é chamada de climatério ou perimenopausa, período esse, caracterizado pela redução gradual da produção hormonal dos ovários, correspondendo à transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva.
 A idade média em que tudo isso começa é por volta dos 51 anos, mas também pode aparece em mulheres mais jovens, o que chamamos de menopausa precoce.
Durante o período do climatério, uma série de sinais e sintomas atinge  grande parte da população feminina - cerca de 80% das mulheres - como: fogachos (os calorões), suor excessivo, cefaléia, pele seca, alterações do humor, tais como ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade, perda de memória e insônia, alterações urogenitais, modificação da sexualidade com diminuição do desejo sexual (libido) e  osteoporose.
O tratamento para o climatério é a terapêutica de reposição hormonal (TRH) desde que não haja contra-indicação, ou seja, administram-se os hormônios que o organismo não produz mais de forma adequada. Caso haja contra-indicação ou falta de desejo de utilizar a TRH, há outras opções terapêuticas que substituem os hormônios em alguns aspectos. Mas, atenção, TRH é coisa séria e deve ser personalizada para cada mulher, não havendo uma receita pronta que sirva para todas. Somente um médico que conheça bem o assunto pode definir se determinada mulher pode receber a reposição hormonal e quais tipos e doses mais adequadas.

Segue abaixo, dicas de um melhor auto-cuidado nesta fase:
  • Uso de roupas leves e folgadas, para maior conforto durante as ondas de calor;
  • Ingestão abundante de água;
  • Vida sexual ativa, a fim de manter o tônus da musculatura pélvica e a lubrificação vaginal;
  • Uso de lubrificante vaginal solúvel em água, quando necessário;
  • Exercícios físicos regulares, a fim de preservar os ossos fortes e evitar o estresse;
  • Alimentação saudável, com consumo de vegetais verdes e derivados de leite, ricos em cálcio;
  • Controle de peso;
  • Consultar um ginecologista, anualmente, para avaliação de Papanicolaou, exames de mama e de útero.