Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Slow Wake up (Despertar lentamente)

Pessoal deem uma olhada nesse post do Instituto Barreiros:


O Instituto Barreiros desenvolveu esta idéia baseando-se na neurofisiologia e na cronobiologia.

Em busca de uma melhor qualidade de vida surge o Slow Wake up. Baseado em estudos neuroquímicos através do método de Reequilíbrio Somato Emocional (RSE), consiste em começar o dia com atenção para não se deixar levar pelo ritmo caótico da vida moderna.
Abandonando a idéia de que dormir até o último momento possível antes de sair para o trabalho lhe dará um dia melhor, programar o despertador para o último segundo faz com que você tenha que levantar-se rápido de mais ¨no susto” o que não é nada agradável e pior  nada saudável. O praticante de slow Wake up programa seu despertador para um pouco mais cedo, assim quando acordar ainda terá tempo de sobra antes de levantar-se da cama e aos poucos vai se despertando vagarosamente com uma gostosa auto massagem  por todas as partes do corpo, sentindo bem aquele preguiçoso despertar , sentido o conforto da cama e prorrogando prazerosos bocejos e espreguiçadas, até que o corpo se sinta disposto a levantar. Feito isso, o praticante pode ir calmamente ao banho e depois a um saboroso café da manhã.
As pessoas que aderirem ao slow wake up podem ainda associar:
Dormir um pouco mais cedo;
Despertar com uma agradável música;
Receber uma confortável massagem do cônjuge ou pessoa que dorme ao lado;
Participar do slow food ( a mesma idéia aplicada aos horários de alimentação).
E para aquelas pessoas que acham difícil acreditar que esta simples mudança de hábito pode fazer uma grande diferença, aqui temos um pouco da ação fisiológica: o cortisol, produzido no fim da madrugada para o despertar também é o responsavel pelo estresse e tem sua produção exacerbada quando o indivíduo acorda ‘no susto” promovendo aumento da tensão muscular, irritabilidade e ansiedade; ao despertar devagar e com prazer, produzimos dopamina e endorfina que promovem o processo inverso, alegria, prazer e relaxamento.
Qual a dosagem do Slow wake up? Deve ser diariamente !
Para se ter uma melhor qualidade de vida, é necessario ter dias melhores e para se ter dias melhores o primeiro passo é começar bem o dia.
Descubra o prazer que está ao seu alcance e não custa nada. Você não vai mais querer abrir mão desse novo hábito.
Imagine na sua cidade um dia normal de trabalho, porém todas as pessoas que encontra estão bem humoradas, felizes e relaxadas.
Experimente !
E espalhe esta técnicas para o maior número de pessoas possível.Para saber mais acesse: www.institutobarreiros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário