Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Auriculoterapia


Técnica milenar chinesa, que realiza diagnóstico e tratamento através do pavilhão auricular (orelha). Nos textos antigos, há referencias de que a orelha, assim como as mãos e os pés, mantém relações diretas com todos os órgãos e regiões do corpo através do reflexo cerebral.
Para os chineses, todos os fenômenos do universo encerram os dois aspectos opostos do yin e do yang, estas teorias são empregadas para explicar funções fisiológicas do organismo. Por exemplo uma pessoa mais yin se caracteriza por uma personalidade mais calma, tranqüila e uma pessoa yang, mais agitada, ansiosa, mas devemos lembrar que essa natureza de yin e yang não é absoluta, mas relativa, podendo se transformar em um ou em outro, e está é fundamental para aplicação da técnica.
A auriculoterapia é indicada no tratamento de muitas enfermidades, sendo elas, dolorosas, inflamatórias ou mesmo de caráter crônico. Também muito utilizada para o tratamento de dependências químicas, como é o caso do cigarro ou mesmo do alcoolismo e também para o emagrecimento.
Para sua realização são utilizadas pequenas agulhas auriculares ou mesmo sementes de mostarda, no caso de crianças e pessoas portadoras de diabetes. As agulhas permanecem cerca de 7 dias na orelha, e os pacientes podem levar a vida normalmente, sem se preocupar com elas. Os resultados são aparentes e rápidos dependendo da patologia e da gravidade dos problemas do apresentado.  
Essa terapia deve ser sempre realizada por um profissional habilitado, que tenha pleno conhecimento das patologias e do tratamento a ser empregado individualmente para cada paciente. A técnica pode ser feita em qualquer pessoa, desde crianças até os mais idosos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário