Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Depressão

A Depressão é um transtorno afetivo (ou do humor), caracterizado por uma alteração psíquica e orgânica global, com conseqüentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida.
A depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. Altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas e manifesta emoções. Ela afeta a forma de se alimentar e dormir, como a pessoa se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. Não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor.
Fatores de risco para a doença incluem: história familiar de depressão, sexo feminino (sendo o número de casos entre mulheres o dobro dos homens), idade mais avançada, episódios anteriores de depressão, parto recente, acontecimentos estressantes, dependência de droga.
Existem vários de tipos de depressão são eles:
Depressão reativa ou secundária: surge em resposta a um estresse identificável como perdas (reações de luto), doenças físicas importantes (tumores cerebrais, AVC, hipo ou hipertireoidismo, doença de Cushing) ou uso de drogas. Corresponde a mais de 60% de todas as depressões.
Depressão menor ou distimia: é uma desordem depressiva crônica durando pelo menos 2 anos em adultos e que se manifesta pela presença da síndrome depressiva, onde o paciente consegue funcionar socialmente mas sem experimentar prazer.
Depressão maior ou unipolar : é uma desordem depressiva primária, endógena, e que não tem relação causal com situações estressantes, patologias orgânicas ou psiquiátricas, caracterizando-se por episódios puramente depressivos em períodos variáveis da vida do paciente geneticamente predisposto à doença. Corresponde a cerca de 30% de todas as depressões.
Depressão bipolar ou psicose maníaco-depressiva: é também uma desordem primária, endógena e que se caracteriza por episódios depressivos alternados com fases de mania ou de humor normal, com estados de significativa mudança de humor do paciente. Corresponde a cerca de 10% de todas as depressões.
Sintomas da doença:
§  Ansiedade;
§  Mudanças no humor;
§  Tristeza, preocupação, aborrecimento;
§  Crises de choro;
§  Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
§  Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
§  Distúrbios de sono;
§  Dificuldade de concentração ou na tomada decisões;
§  Desinteresse por sexo;
§  Pensamento de morte e/ou suicídio.
Depressões leves ou mais graves necessitam de tratamento médico, geralmente medicamentoso (com medicações antidepressivas), ou psicoterápico, ou a combinação de ambos, de acordo com a intensidade da doença e a disponibilidade dos tratamentos. Normalmente, os medicamentos demoram de 15 a 30 dias para surtir efeito e além disso, devem durar no mínimo seis meses. Também podem ser indicadas terapias com auxilio de um psicólogo, as quais podem ajudar muito o paciente a se recuperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário