Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Incontinência Urinária

Incontinência urinária é toda perda involuntária de urina. Dentre os vários tipos de incontinência urinaria, a de esforço é a mais comum, sendo caracterizada por toda perda de urina durante o esforço físico, como por exemplo, saltar, correr, tossir, espirrar, rir, caminhar, entre outros.
Considera-se que, no mínimo, 40% das mulheres experimentarão pelo menos um episódio de incontinência urinária durante suas vidas. Em pacientes acima de 65 anos, a incidência de incontinência urinária chega a 50%, o que torna um problema de saúde publica.
Parte da nossa micção (ato de urinar) é controlada pelo Sistema Nervoso Central, ou seja, parte essa que nós não somos capazes de interferir, e outra parte que sob nosso controle, por exemplo, a contração da musculatura que interrompe a micção no momento que estamos esvaziando nossa bexiga. A incontinência urinária aos esforços é causada por problemas nessa musculatura, a qual se dá o nome períneo ou assoalho pélvico.
Essa musculatura pode ser prejudicada por vários motivos, dentre eles estão: a gravidez, o parto em si, alguns tipos de fármacos, infecções urinárias, obesidade, dentre outros fatores.
Infelizmente muitas mulheres acabam procurando auxilio, quando o problema já se tornou muito grave, tendo que serem encaminhadas direto para cirurgia. Mas nos dias de hoje, existem tratamentos simples que podem mudar a qualidade de vidas dessas pessoas. A terapêutica conservadora para incontinência urinária é realizada através de técnicas que visam o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, como diversos tipos de exercícios para o períneo ou mesmo a estimulação elétrica para melhor conscientização dessa musculatura.
 As pessoas têm dificuldade em identificar e isolar os músculos pélvicos devem tomar cuidados para aprender a contrair os músculos certos. É típico da maioria das pessoas contraírem os músculos abdominais ou os músculos da coxa, em vez dos músculos do assoalho pélvico. Existem várias técnicas para ajudar a pessoa com incontinência a identificar os músculos corretos. Uma delas é sentar no vaso sanitário e começar a urinar, assim sendo tente parar o fluxo de urina, contraindo os músculos do assoalho pélvico. Repita este procedimento várias vezes até perceber que está contraindo o grupo correto de músculos.
A prática regular de exercícios para a musculatura pélvica além de contribuir para uma melhor consciência corporal pode prevenir estabilizar ou até mesmo reverter quadros de incontinência urinária aos esforços. A fisioterapia através de diversas técnicas e recursos é bastante eficiente, gerando melhor qualidade de vida das mulheres e impedindo a necessidade de intervenções cirúrgicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário