Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dores nas costas?! Aiaiaiai!!!

Tantas dores, infelizmente fazem parte do nosso mundo tão estressante. As dores na região da coluna vertebral são uma das que mais atinge a população.
A coluna vertebral é dividida em 5 partes, são elas: a região cervical (parte posterior do pescoço), a região torácica ou dorsal, onde se articulam nossas costelas, a região lombar, a sacral e a coccígea. Essa estrutura tão importante para o nosso corpo, auxilia na nossa sustentação, além de servir como um estojo ósseo para a medula espinhal.
As dores na coluna podem ser causadas por diversos problemas, mas o principal deles, que mais se observa na clínica do dia a dia, são os desgastes acompanhados dos bicos de papagaio (osteófitos marginais) e as tão cruéis hérnias de disco.
O desgaste natural dos nossos ossos é conhecido com artrose, problema esse que atinge absolutamente todas as pessoas com uma idade mais avançada. Essa doença causa um desgaste nas regiões de contato articular, diminuindo o espaço natural das articulações, formando os tão conhecidos bicos de papagaio, e assim muitas vezes causando dores horríveis em seus portadores.
Já as hérnias discais, são problemas de maior gravidade. Entre cada uma de nossas vértebras encontramos os discos intervertebrais, eles servem de “amortecedores” para nossa coluna. Quando fazemos muita força e movimentos errados, podemos estar gerando uma herniação nesse disco, ou seja, a parte de dentro do disco que é mais “molinha” tende a extravazar, e na maioria das vezes isso ocorre na região posterior da coluna, causando grandes dores no local e também dores irradiadas para as pernas ou braços, dependendo da localização da hérnia.
O tratamento das dores nas costas deve ser feito, de acordo com o problema do paciente, algumas pessoas podem ter problemas intestinais e estes estarem influenciando na região lombar, por exemplo. Por esse motivo, é muitíssimo importante fazer uma detalhada investigação para depois entrar com o tratamento, tendo certeza que não haverá riscos para a saúde do paciente.
Para estes casos citados acima, o tratamento geralmente é feito com medicamentos específicos receitados pelo médico e fisioterapia associada. Em alguns casos de hérnia de disco, onde já houve grande extravasamento do núcleo pulposo (parte molinha), o paciente é indicado à cirurgia.
 Agora se você não tem dores nas costas e deseja evita-las, procure não carregar muitos pesos, nem fazer muito esforço físico, evite o estresse, faça exercícios físicos regulamente e evite fazer movimento onde se flexione muito a coluna, como para pegar um saco do chão, por exemplo, lembre-se que você também tem joelhos e utilize-os para seu auxilio evitando um futuro desconforto em sua coluna vertebral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário