Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

E agora, quando devo usar bolsa de gelo e de água quente para tratar?


Essa parece uma pergunta de resposta muitíssimo fácil, mas ainda existem muitas pessoas que confundem seu uso. E você sabe quando utilizar o recurso quente ou frio para tratar?
É simples, pensemos da seguinte maneira, tudo aquilo que é agudo, ou seja, que apresente inchaço, dor forte, aumento de temperatura local, vermelhidão (rubor) e comprometimento de uma determinada função, devemos sempre utilizar o gelo, pois estes sintomas descritos acima são característicos de uma inflamação, e como toda inflamação haverá um aumento do metabolismo local, e o gelo agirá diminuindo esses sintomas, causando uma diminuição no calibre dos vasos sanguíneos, uma redução do edema e consequentemente da dor.
Agora, os recursos que utilizam calor, como é o caso das famosas compressas quentes, agem de maneira contraria aumentando a atividade do local, então podemos concluir, que esses recursos devem ser usados quando um caso já se tornou crônico, e já não se observa nenhum daqueles sintomas da inflamação descritos acima, você ainda lembra quais são? CALOR, RUBOR, TUMOR (inchaço ou edema) e DOR, dá até para fazer uma rima, não e? Ah, mas também devemos tomar cuidado com o que chamamos de agudo e crônico, pois muitas vezes uma doença crônica como a artrose, pode sofrer quadros de reagudização, por esse motivo devemos sempre nos ater naqueles sintomas da inflamação!

Misturando os recursos
Antigamente as pessoas diziam que não devíamos mexer com “coisas” quentes e frias ao mesmo tempo, mas será que isso é verdade?
Pois não é! Existe uma técnica denominada banho de contraste, e que por sinal é muito eficiente em alguns casos. Essa técnica é feita com baldes de água gelada e água quente, onde o paciente, alterna os banhos, provocando uma “ginástica” vascular, ou seja, uma vasoconstrição e uma vasodilatação. Essa técnica geralmente é utilizada apenas nos membros mais distais como os pés e as mãos e o tempo é corretamente alternado segundo alguns protocolos de tratamento.

Cuidados ao se utilizar o gelo
Para se preparar uma bolsa de gelo, é muito fácil, mesmo que você não tenha em casa uma bolsa adequada, não haverá problemas. Pegue uma sacolinha de supermercado, e observe se ela não está furada, em seguida coloque três copos americanos de água e um de álcool e leve para gelar. Depois de algumas horas sua bolsa de gelo estará pronta! O gelo ficará em forma de flocos, o que facilitará para sua melhor moldagem. Outra coisa, é importante sempre colocar uma toalha sobre a pele e depois o gelo, pois o contato direto pode levar a sérias queimaduras. Deixe as compressas por aproximadamente 20 minutos.
Caso a pele apresente algum tipo de lesão não utilize esses recursos sem prescrição. Pode ser prejudicial para sua saúde.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário