Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A importância de se alongar

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da mobilidade de tecidos moles, como os músculos, e subseqüentemente o aumento da amplitude articular de movimento, ou seja, a capacidade de mover um seguimento do corpo. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a sua flexibilidade.
Os nossos músculos podem se tornar encurtados por vários motivos, dentre eles estão: o sedentarismo, as posturas inadequadas, as imobilizações prolongadas com gesso, por exemplo, a dor, as inflamações, os distúrbios musculares, de pele ou vasculares e os bloqueios ósseos, como os famosos osteófitos ou mais popularmente falando os “bicos de papagaio”
Os alongamentos trazem uma serie de benefícios para as pessoas que os realizam, destas podemos citar: a redução de tensões musculares, uma melhor coordenação, prevenção de lesões, principalmente no esporte, uma melhor consciêntização corporal, a ativação da circulação sanguínea e um menor indice de dor muscular no pós-exercício.
Esses exercicios podem ser realizados em qualquer lugar, é recomendado que se faça ao ínicio de cada dia, durante o trabalho, principalmente se ele for muito repetitivo, antes de realizar atividades físicas e ao final delas, para então aliviar as tensões acumuladas durante cada uma dessas atividades.
Existem algumas contra-indicações para o alongamento, como por exemplo, quando há um bloqueio ósseo limitando a mobilidade da articulação, após uma fratura recente, quando há evidências de processos inflamatórios ou infeccioso agudo e sensação de dor, trauma e  grande contratura nos tecidos moles ou então quando já se observa grande hipermobilidade, ou seja, uma mobilidade excessiva.  

Como se alongar
É importante aprender a forma correta de executar esses exercícios, para isso, inicie o alongamento até sentir uma tensão na musculatura sustentando por no mínimo 30 segundos e depois voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser realizado várias vezes. E lembre-se qualquer atividade física deve ser feita dentro do limite de cada individuo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário