Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Síndrome Metabólica



Talvez, você nunca tenha ouvido falar neste nome e nem saiba do que se trata, mas, para seu conhecimento, esta é a doença que mais mata em todo mundo. E, infelizmente, se procurarmos entre nossos amigos e familiares, encontraremos alguém que a tenha.
Segundo Dr. Drauzio Varella, “as manifestações começam na idade adulta ou na meia-idade e aumentam muito com o envelhecimento. O número de casos na faixa dos 50 anos é duas vezes maior do que aos 30, 40 anos. Embora acometa mais o sexo masculino, mulheres com ovários poli císticos estão sujeitas a desenvolver a síndrome metabólica, mesmo sendo magras.”
A Síndrome Metabólica se caracteriza por diversos sinais e sintomas, são eles: hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol ou triglicérides aumentados), resistência à insulina, circunferência abdominal acima de 100 cm para homens e 80 cm para mulheres e apnéia do sono.
Praticamente todos esses componentes são silenciosos porque muitas vezes não provocam sintomas, mas representam fatores de risco.
Todos os indivíduos que se encaixam nesta sintomatologia correm um sério perigo de desenvolver um problema secundário ainda mais grave como, por exemplo, um AVE (derrame cerebral), um infarto do miocárdio, ou mesmo uma embolia pulmonar. E isso ocorre porque altos níveis de insulina na corrente sanguínea causam danos às paredes dos vasos sanguíneos, podendo levar à formação de trombos e êmbolos que muitas vezes obstruem os vasos, causando esses problemas.
Síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, por esse motivo, busque sempre uma vida saudável, sem sedentarismo, com pouca quantidade de gorduras e açúcares, e o melhor, sem estresse! Caso você tenha identificado algum desses sinais e sintomas, fique alerta e  procure auxílio de uma equipe qualificada para o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário