Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quiropraxia

Quiropraxia é uma das áreas da fisioterapia que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema músculo-esquelético que afetam a função do sistema nervoso. A Fisioterapia Quiropráxica objetiva a promoção da saúde através da liberação do fluxo neurológico pleno por meio de ajustes e/ou manipulação, principalmente da coluna vertebral. Surgiu nos  Estados Unidos da América em 1895, tendo como “pai” Daniel D. Palmer.
A palavra por si só já diz bastante sobre o técnica, que significa prática com as mãos (quiro e práxis). As manipulações são realizadas em todas as partes do corpo, incluindo também as vísceras, como fígado, intestino, entre outros.
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento com a Quiropraxia desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade.
Os principais problemas tratados pela Quiropraxia são as dores na coluna lombar, hérnias de disco e dor ciática, dores no pescoço (coluna cervical), dores de cabeça, dores e tensões musculares, problemas nas articulações em geral como: ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo, restrições à movimentação e doenças relacionadas ao esforço repetitivo (LER/DORTS).
A quiropraxia oferece  alivio rápido (imediato, em vários casos)  aos sintomas, é muito agradável observarmos o paciente que, ao entrar no consultório, mal conseguia andar de tanta dor e, ao sair, estar sem dor ou muito melhor, na grande maioria dos casos. O paciente  refere como se tivéssemos retirado um grande peso da região afetada.   isto ocorre na maioria dos casos, mas, evidentemente,  existem algumas patologias que requerem um tempo maior de tratamento e o paciente mesmo  experimentando  um alívio já na primeira sessão,  necessita de várias sessões para solucionar  o problema por completo.   
A técnica contra-indicada à pacientes com osteoporose grave, grandes desvios da coluna vertebral (escolioses), osteartrose avançada. E deve sempre ser aplicada por um fisioterapeuta que a domine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário