Fisiolice - Consultório de Fisioterapia

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Hérnia de Disco

             Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial terão em algum momento da vida problemas de coluna.
Nossa coluna é formada por 33 vértebras ao todo, sendo estas divididas por seguimentos: cervical (7vértebras), torácico (12 vértebras), lombar (5 vértebras), sacral (5 vértebras) e  coccígeo (4 vértebras). Entre os três primeiros seguimentos acima citados, podemos encontar os discos intervertebrais que servem de amortecedor para coluna.
Com o tempo e o uso repetitivo, os discos intervertebrais desgastam-se, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura de sua parede, chamada de anel fibroso.
O problema é mais freqüente ocorre nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
Os sintomas mais comuns são das hérnias são: parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para as pernas ou braços. Quando a hérnia está localizada no nível da cervical, pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos.
Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna. A maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar relatam uma dor forte atrás da perna que  segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor.
O diagnóstico da hérnia é dado através do exame clínico que pode ser feito tanto por um médico como por um fisioterapeuta e confirmado por exames complementares de imagem como: tomografia computadorizada ou uma ressonância nuclear magnética.
Tratamento:
A fisioterapia é o meio mais eficaz de se tratar os problemas da hérnia de disco, utilizam-se para isso técnicas manuais como a quiropraxia ou a osteopatia, mobilização neural, alongamentos, mesas de tração eletrônica, exercícios de estabilização vertebral, exercícios de fortalecimento, propriocepção, entre outros.
Todos esses procedimentos visam melhorar a dor, a parestesia, o grau de mobilidade músculo - articular, diminuir a compressão no complexo disco vertebral, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer e alongar os músculos que sustentam a coluna. E deve ficar claro que a fisioterapia não faz com que a hérnia desapareça, mas trás ao paciente a mesma qualidade de vida sem precisar passar por um procedimento cirúrgico. E vale lembrar que de 10 pacientes que fazem um tratamento conservador CORRETO, apenas 1 deles é submetido à cirurgia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário